O Vicariato

Criado no dia 01 de abril de 2006, por Dom Eusébio Oscar Scheid, foi anunciado nestes dias os nomes do Bispo Animador e do Vigário Episcopal do mais novo vicariato da Arquidiocese, o Vicariato Jacarepaguá. Assumirão, o Bispo Auxiliar Dom Edson de Castro Homem e o Monsenhor Jan Kaleta, Pároco da igreja Nossa Senhora de Fátima, no Pechincha.
O Vicariato Jacarepaguá é composto de 21 paróquias, das quais dez pertenciam ao Vicariato Suburbano e nove eram do Vicariato Sul. Engloba as paróquias das regiões da Rocinha, São Conrado, Itanhangá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Jacarepaguá.
A sede se localiza no prédio anexo à Congregação das Servas de Maria do Brasil, no Pechincha.
O Vigário Episcopal Monsenhor Jan Kaleta disse que o trabalho é com certeza evangelizador. É preciso unir o velho com o novo. Aqui temos paróquias com 350 anos, como a de N. S. de Loreto e novas como a de são João Batista, do Rio das Pedras e São Marcelina Champagnat, no Cond. Rio2. Conta com a colaboração das paróquias mais experientes para com as mais novas.
É um Vicariato que conta com uma grande riqueza que são as ordens religiosas, masculinas e femininas; mas com grandes desafios como as maiores comunidades carentes da cidade: Rocinha, Rio das Pedras e Cidade de Deus. Conta com o intercâmbio entre as paróquias para vencer desafios como a permanência dos jovens na Igreja, a perseverança das crianças após a 1ª Eucaristia, o trabalho vocacional a fim de aumentar as vocações religiosas. O trabalho é imenso mas, lembrou o texto de João Paulo II: " Certamente não nos move a esperança ingênua de que possa haver uma fórmula mágica para os grandes desafios do nosso tempo; não será uma fórmula a salvar-nos, mas uma Pessoa, e a certeza que ela nos infunde: Eu estarei convosco!"


COMO CHEGAR? 


MAPA



Exibir mapa ampliado