sexta-feira, 1 de abril de 2016

Vicariato Jacarepaguá Celebra Dez Anos de Fundação











No dia 1° de Abril de 2016 o Vicariato Jacarepaguá celebrou os 10 anos de sua fundação. Para agradecer a Deus pelos frutos colhidos dentro do Vicariato, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças, na Paróquia Santa Luzia em Gardênia Azul, presida pelo Arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta e, concelebrada pelo atual Vigário Episcopal do Vicariato, Cônego Robert Josef Chrzaszcz e pelo seu antecessor, Monsenhor Jan Kaleta. A Santa Missa contou com a participação de padres, diáconos e religiosas do Vicariato Jacarepaguá.

O Vigário Episcopal, Cônego Robert Josef Chrzaszcz destacou o legado já colhido pelo vicariato nestes 10 anos de fundação:







“Hoje celebramos 10 anos da criação de nosso vicariato Jacarepaguá. Agradeço primeiramente a Deus por estar à frente de sua missão. E sobre em conjunto aos irmãos no sacerdócio, os diáconos, religiosos, religiosas, e demais Agentes de Pastorais porque tudo é um dom de Deus. Estamos contribuindo com a evangelização. Ao todo temos cem Comunidades, entre Capelas e Paróquias oficialmente reconhecidas, com a disposição de aumentar este número.”

Apesar de a Missa ter sido na manhã de uma sexta-feira a Paróquia Santa Luzia estava lotada de fiéis das Paróquias que compõe o Vicariato Jacarepaguá. Muitos vestidos com suas vestes de pastorais.











                  Em sua Homilia, Dom Orani citou o testemunho missionário:









“Meus irmãos e minhas irmãs somos chamados a anunciar a Boa Nova da Salvação para todos. Nestas Oitavas de Páscoa temos a missão de anunciar, tanto aos que nos escutam, quanto aos que nos criticam. Devemos ser testemunhas de tudo que acontece por Jesus Cristo Nosso Senhor. Creio que aqui no Vicariato Jacarepaguá, tanto os mais antigos, quanto os que vieram depois, das paróquias mais antigas, quanto das paróquias que surgiram depois, dão testemunhas de uma vida cristã, missionária e misericordiosa, com suas palavras e atitudes. Que vocês possam continuar a evangelização, levando mais pessoas a conhecer Jesus.”

Ao final da Santa Missa, Cônego Robert agradeceu a presença de Dom Orani e dos presentes, e homenageou pessoas ilustres do Vicariato Jacarepaguá: Monsenhor Jan Kaleta e a antiga secretária, Dona Vanda. Após convidou todos para partir o bolo.



























Histórico:






Criado no dia 01 de abril de 2006, por Dom Eusébio Oscar Scheid, foi anunciado nestes dias os nomes do Bispo Animador e do Vigário Episcopal do mais novo vicariato da Arquidiocese, o Vicariato Jacarepaguá. Assumiram o Bispo Auxiliar Dom Edson de Castro Homem e o Monsenhor Jan Kaleta, Pároco da igreja Nossa Senhora de Fátima, no Pechincha.

O Vicariato Jacarepaguá é composto por cem comunidades, entre Capelas e Paróquias oficialmente reconhecidas, das quais dez pertenciam ao Vicariato Suburbano e nove eram do Vicariato Sul. Engloba as paróquias das regiões da Rocinha, São Conrado, Itanhangá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Jacarepaguá.
A sede se localiza no prédio anexo à Congregação das Servas de Maria do Brasil, no Pechincha.

É preciso unir o velho com o novo. No Vicariato Jacarepaguá tem paróquias com mais de 350 anos, como a de N. S. de Loreto e novas como a de são João Batista, do Rio das Pedras e São Marcelina Champagnat, no Cond. Rio2. Conta com a colaboração das paróquias mais experientes para com as mais novas.

É um Vicariato que conta com uma grande riqueza que são as ordens religiosas, masculinas e femininas; mas com grandes desafios como as maiores comunidades carentes da cidade: Rocinha, Rio das Pedras e Cidade de Deus. Conta com o intercâmbio entre as paróquias para vencer desafios como a permanência dos jovens na Igreja, a perseverança das crianças após a Primeira Eucaristia, o trabalho vocacional a fim de aumentar as vocações religiosas. 



Colaboração: Mônica Barbosa-PASCOM-São Pedro do Mar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário