domingo, 9 de junho de 2019

Pentecostes- A Descida do Espírito Santo


Antes de sua ASCENSÃO AO CÉU, Jesus havia prometido enviar o Espírito Santo para ser a força e a luz da Igreja: “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.” (Jo 15,26)
Pentecostes é a unificação da Páscoa, a efusão do Espírito Santo e ganha muito mais significado nos dias de hoje já que é cada vez maior o número de pessoas que, assim como os apóstolos, despertam para assumir um maior compromisso com a fé.
Pentecostes é uma data muito especial para nós católicos, podemos afirmar que é o aniversário da Igreja Católica Apostólica Romana. A palavra em si tem origem grega e significa quinquagésimo. Para nós, católicos, é a data que marca 50 dias após a PÁSCOA, a data que marca a descida do Pentecostes- A Descida do Espírito Santo  sobre os Apóstolos.
Algumas semanas depois da Ascensão de JESUS CRISTO, os discípulos se recolheram em Jerusálem com MARIA, A MÃE DE JESUS, para observar a “Celebração da Colheita” um dia de alegria, onde o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Os discípulos, porém, não comemoraram muito este momento, pois estavam ainda confusos e inseguros sobre qual caminho seguir. Muitos ainda estavam de luto. Mas, não imaginariam que esse dia mudaria a vida deles, Então o Espírito Santo desceu sobre eles e, os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo. E começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Todos ali foram tomados pelo 
Espírito Santo, que fortaleceu ainda mais a crença deles e lhes deu coragem e o dom das línguas. Isso fez com que eles conseguissem falar com outras pessoas sem a barreira do idioma, e consequentemente, pregar e levar a palavra de Cristo para mais e mais pessoas.
A Festa de Pentecostes encerra o PERÍODO PASCAL. Espírito Santo veio em Pentecostes para ficar para sempre com a Igreja e nos ensinar “toda a verdade”. Essa é a maior alegria de ser católico. Desde aquele dia no primeiro século ele assiste e guia a Igreja na verdade; por isso a Igreja é infalível quando ensina a doutrina católica (cf. CIC §889 a §891).
Jesus deixou o Espírito Santo como Mestre da Igreja: “Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.  Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade…” (Jo 16,12-13). É impressionante que Jesus repete essa expressão “ensinar-vos-á toda a verdade”, não apenas uma parte da verdade, mas tudo.
Que O Espírito Santo renove nossa esperança e nossas forças.
Mônica Barbosa- Pascom- São Pedro do Mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário