segunda-feira, 20 de maio de 2019

Comunidade Rende Graças a Deus Pelos 25 Anos de Sacerdócio de Seu Pároco





No domingo, dia 19 de maio, a Comunidade São Pedro do Mar agradeceu as bênçãos de Deus pelo Ministério Sacerdotal de seu Pároco, Padre Zdzislaw Blaszczyk (Tiago), que no último dia 16 de Maio celebrou 25 anos de Ordenação Sacerdotal, unida ao seu Pastor, Cardeal Orani João Tempesta, que presidiu a Santa Missa em Ação de Graças.

No inicio da Santa Missa, Padre Tiago recebeu das mãos do jovem João Vítor Pereira, representando toda Comunidade, uma linda Casula com as imagens: na frente Nossa Senhora de Guadalupe e nas costa São João Paulo II.







Em sua Homilia, Dom Orani animou a Comunidade para continuar sendo uma Igreja Viva:
“A Palavra de Deus nos convida a sermos uma Igreja Viva pra que as pessoas possam usufruir do Amor de Deus. Temos a necessidade de ser uma Igreja itinerante, animados pelo Evangelho, levando a Palavra do Senhor, sendo esta presença de Deus na sociedade, chamando as pessoas a salvação. Por isso ao celebrarmos hoje os 25 anos de Ordenação Sacerdotal, Ordenação Presbiteral do Padre Tiago, ele membro e seguidor desta Comunidade, nós queremos bem-dizer e louvar ao Senhor por ele ter deixado a sua Pátria, sua família e, ser um missionário de Deus no Brasil.”
Padre Tiago é muito querido. Desde quando ele chegou no Brasil, conquistou muitos para a Vinha do Senhor. Além dos seus paroquianos, muitos amigos, entre Padres poloneses e brasileiros, Diáconos e os paroquianos da sua antiga Paróquia, São Judas Tadeu, onde Padre Tiago ficou por 12 anos. 

Colheu muitos frutos e tem um carinho muito especial.
Padre Tiago contou da vontade de ser missionário:
“Após ser ordenado Padre, crescia em mim um desejo de ser um missionário. Acredito ter sido influência do filme que eu assistir várias vezes chamado Missão. Este filme conta a história de índios do Paraguai, conforme este momento de ir atrás daqueles que estão precisando de Cristo. Os índios. E Padre Gabriel ia ao encontro dos índios pagãos, levando a mensagem de Cristo.” Falando isso, Padre convidou os fiéis a assistir uma apresentação em que ele agradecia a Deus pelo seu Dom Eucarístico:
“Convido vocês que gostariam de agradecer a Deus pelas graças recebidas, através de mim a juntos agradecer por este momento tão especial na minha vida.” Concluiu.
Muitas foram as homenagens. Todas deixaram o Padre muito emocionado, dentre elas o abraço dos Coroinhas e do EAC , e a mensagem da sua irmã Urszula exibida no telão, representando sua família.

Ao término da Santa Missa, Dom Orani abençoou mais um projeto do Padre Tiago. Graças ao empenho e dedicação dele e de toda Comunidade. O Prédio Pastoral. Como não poderia deixar de ser, Padre Tiago fez um pedido a Dom Orani e foi atendido. Dom Orani dedicou o prédio à São João Paulo II.
Histórico:
Padre Tiago nasceu em família católica ao dia 08 de agosto de 1969 em Gdów, em Malopolska, na Polônia. Filho do Senhor Boleslaw Blaszczyk e da Senhora Wanda Blaszczyk. Dos 08 aos 19 anos foi Coroinha. Após completar 19 anos, Padre Tiago pensou no que iria fazer de sua. Após pensar, resolveu escutar o chamado de Deus. Então ele disse para sua mãe que precisaria de algumas peças de roupa, pois estava indo para o Seminário. E ele entrou para o Seminário de Cracóvia com as bênçãos de seus pais.
Padre Tiago se ordenou no dia 16 de maio de 1994, pelas mãos do Arcebispo de Cracóvia Cardeal Franciszek Macharski.
Iniciou seu Ministério Sacerdotal na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Boleschowice, onde serviu por 4 anos. Depois ficou por 2 anos na Paróquia da Exaltação da Santa Cruz, em Cracóvia.
Já prestes a vim servir no Brasil, ele foi pedir bênçãos ao Papa João Paulo II.
Em 21 de outubro de 2000, Padre Tiago chegou ao Rio de Janeiro, e foi acolhido pelo Cardeal Eugênio Salles. Ficou estudando a linguá. Em abril de 2001 foi nomeado Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, onde ficou por 3 meses.
Após 8 meses de preparação e estudando a Linguá Portuguesa, foi nomeado Vigário Paroquial na Paróquia São Judas Tadeu em Bangu, servindo por 12 anos. Em dezembro de 2004, foi nomeado Pároco da mesma.
Padre Tiago deixou sua marca na Paróquia São Judas Tadeu:
“No início havia a dificuldade com a linguá. Mas nada atrapalhou o trabalho.” Disse ele.
Ao sair da Paróquia São Judas Tadeu, Padre Tiago deixou um legado. Dois seminarista, crias da Comunidade, que hoje, graças ao apoio e as orações do Padre Tiago foram ordenados. Padre Rogério Pereira e Frei Alan Victor.  Ampliou a Paróquia e a Capela São José e Cristo Rei, parte do Território Paroquial e, construiu o Centro Paroquial São João Paulo II.

Colaboração: Mônica Barbosa- Pascom- São Pedro do Mar

Um comentário: